Vila DNOCS Sobradinho

O GDF estabeleceu na revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) a Vila Dnocs como Área de Regularização de Interesse Social, com o objetivo de priorizar os investimentos públicos e as ações de urbanização no local, além de atender as famílias que estavam na mais completa informalidade e carentes de equipamentos públicos e serviços urbanos básicos. Para tanto, foram desenvolvidos estudos técnicos e planos nos âmbitos jurídico, urbanístico, ambiental e social de maneira integrada a fim de dar continuidade ao processo de regularização fundiária pleno na Vila DNOCS.


A implementação das ações passou por várias etapas, entre elas: plano de uso e ocupação projeto de urbanismo, projeto de drenagem pluvial, água e esgoto, projeto de pavimentação, trabalho social, projetos de arquitetura das edificações, orçamentos das obras, até que se chegasse ao registro cartorial do projeto urbanístico, e previsão de entrega das unidades imobiliárias com escrituração em nome dos beneficiários.


Histórico


A ocupação teve início nos anos 60 com a construção de 20 casas para alguns dos servidores do antigo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca Dnocs. Na década de 70, com a transferência do Dnocs para o Nordeste, muitos funcionários se mudaram, mas outros ficaram. A Caixa Econômica Federal passou a administrar o conjunto, e muitos dos imóveis foram ocupados por outras pessoas. Nos anos 90, com a implantação do Setor de Oficinas, foram iniciadas as primeiras ações para a regularização fundiária da área, que nos últimos anos foi objeto de inúmeras invasões.

Paróquia Bom Jesus dos Migrantes -
Arquidiocese de Brasília Quadra 04
Área Especial nº 02 Sobradinho -DF -
CEP: 73.025 - 040
Fone: (61) 3047-6546