A Importância do Sacramento do Matrimônio

O que é o sacramento do Matrimônio?


Qual é o seu significado, sua distinção, fundamentação bíblica, sua finalidade, suas características, os seus efeitos, os seus bens e exigências do amor conjugal?


O sacramento do matrimônio é um dos sete sacramentos da Igreja Católica. Todo sacramento é considerado um sinal sensível da graça de Deus, ou seja, sinal visível da graça invisível, meio pelo qual Deus expressa e comunica o seu infinito amor por toda a humanidade.


Na Bíblia, encontramos citações relacionadas ao sacramento do matrimônio que justificam a significativa importância atribuída a este sacramento. No Antigo Testamento, no livro de Gênesis 1, 26-28.31ª,


“Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a!” e Gênesis 2, 18-24 que diz assim: “Não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele”.


No Novo Testamento também encontramos citações que fazem referencia ao sacramento do matrimônio. Trata-se de Mateus 19, 3-6 e Marcos 10,6-9, ambas fazem menção à unidade e à indissolubilidade do sacramento do matrimônio.


Também encontramos em Efésios 5, 25-33 o amor fecundo de Cristo à Igreja e da Igreja a Cristo.


O sacramento do matrimônio é um sacramento de serviço, é uma vocação. O marido e a esposa se colocam a serviço um do outro, na busca de vencer o egoísmo, o orgulho, a indiferença, o individualismo e a auto-suficiência.


A finalidade do sacramento do matrimônio é hoje entendida em três aspectos: O bem do casal, a procriação e a educação dos filhos. Antes se restringia apenas à procriação.


Quanto às propriedades essenciais do sacramento do matrimônio, são elas: a unidade e a indissolubilidade, ou seja, não pode ser desfeito. Portanto, contrário ao divórcio e à poligamia.


Na celebração do sacramento do matrimônio, faz-se necessário, como elemento indispensável para realização do matrimônio, o consentimento, que deve ser um ato voluntário e livre.


Os efeitos do sacramento do matrimônio são o vínculo matrimonial que é indissolúvel e a graça que pode levar à santificação dos cônjuges e dos filhos.


Quanto aos bens e às exigências do amor conjugal, ressaltamos a indissolubilidade já mencionada acima, a fidelidade e a abertura à fecundidade.


Portanto, concluímos que é imensurável a importância do sacramento do matrimônio, que abençoa e consagra a união matrimonial, com finalidade salvífica, sagrado e fundamentado no amor.


Pe. Silvio Cardoso dos Santos

Paróquia Bom Jesus dos Migrantes -
Arquidiocese de Brasília Quadra 04
Área Especial nº 02 Sobradinho -DF -
CEP: 73.025 - 040
Fone: (61) 3047-6546