Feijoada do Trabalhador, realizada no último dia 07/05/2017

Sobre o Retiro

SÃO 17 ANOS DE EXISTÊNCIA DESTE COMPLEXO ESPIRITUAL – RETIRO SANTO ANTÔNIO. FORAM CERTAMENTE DEZESSETE ANOS DE SONHOS REALIZADOS AOS POUCOS. HOJE, PELO ESFORÇO DE MUITOS E O CARINHO DE OUTROS, AQUI ESTÁ PLANTADO ALGO DE QUE A PARÓQUIA BOM JESUS DOS MIGRANTES MUITO SE ORGULHA.
UM SONHO QUE SE TORNOU REALIDADE, GRAÇAS AO ESFORÇO DO NOSSO ESTIMADO PADRE AVELINO BERTUZZI E AO DÍZIMO DOS FERVOROSOS FIÉIS DESTA QUERIDA COMUNIDADE.
PARABÉNS A TODOS!

PE. PEDRO E A COMISSÃO DE OBRAS.

Visita do Padre José Antônio

juntamente com alguns membro da comissão de obras, dia 25 de março, após reunião de trabalho.

FEIJOADA DO TRABALHADOR 26/04/2015 - RETIRO SANTO ANTONIO

Neste domingo, dia 26 de abril, foi realizada no Retiro Santo Antônio, a tradicional Feijoada do Trabalhador. Nosso agradecimento a todos os que compareceram em mais uma edição.

RETIRO SANTO ANTONIO - OBRA PRIMA DO DÍZIMO

Em abril de 1999, a Paróquia Bom Jesus dos Migrantes, por intermédio do Padre Antônio Avelino Bertuzzi, concretizou um sonho antigo da comunidade ao comprar um terreno (chácara), com 23 mil metros quadrados, localizado no núcleo rural Monjolo (DF), distante 23 km da Paróquia. Em virtude da devoção do Padre Avelino por Santo Antônio, o Santo dos Santos mais populares, denominou o local de “RETIRO SANTO ANTÔNIO”. No dia 24 de julho do mesmo ano foi realizada a primeira Missa Campal de benção das escrituras do terreno, com a presença expressiva de paroquianos e da vizinhança.
Empolgado com essa dádiva de Deus, Padre Avelino se empenhou e dedicou parte de seu tempo na transformação desse chão para torná-lo um lugar agradável, aprazível, acolhedor e ideal para atender as necessidades dessa comunidade tão religiosa.
Ainda no mês de abril daquele ano, Padre Avelino convocou alguns paroquianos e constituiu uma comissão de obras sob a sua coordenação para dar início aos trabalhos de vitalização e de transformação do local em um ambiente para reflexão e meditação. Instalada a Comissão de Obras, vieram as primeiras providências, tais como: regularização da documentação; terraplenagem do terreno; processo de eletrificação; construção da casa do caseiro; poda das árvores; captação de água com caixa d’água; construção provisória de banheiros e de um ranchão rústico para acolher e acomodar seus primeiros visitantes.
No dia 12 de outubro de 2011, por ocasião da inauguração do Segundo Dormitório, estiveram presentes o Pároco Cláudio Ambrósio, os padres Ângelo e Nadir, entre outros religiosos que já passaram pela Paróquia: Padres Ottoni, Danilo, Jack e Antonio Avelino Bertuzzi, o idealizador do Retiro Santo Antônio. Na ocasião foi celebrada bonita e marcante missa pelo padre Cláudio, concelebrada pelo padre Avelino e a participação de todos os padres já citados aqui. Em seguida foi servido almoço para trezentas pessoas, entre paroquianos e convidados. Ficou estampada a alegria no rosto dos que lá compareceram e testemunharam a realização desse projeto.
Vale ressaltar que uma área do terreno ao lado, acima da estrada que dá acesso ao retiro, também foi adquirida pelo Padre Avelino. Para lá está planejado, a priori, a construção de quadras de esportes, um campo de futebol, churrasqueiras e chuveiros.
O Retiro vem recebendo vários grupos de serviços, de movimentos e de pastorais da Paróquia Bom Jesus, como também de outras Paróquias do Distrito Federal.
Anualmente são realizadas pela Comissão de Obras as tradicionais Feijoadas do Trabalhador (1º de maio) e da República (15 de novembro).
Compõem a atual Comissão de Obras os seguintes paroquianos: Ângelo, Arão, Bell, Bené, Edson Paulo, Hélio, Janjão, Julinho, Kid, Leo, Lourenço, Marcelo, Osmar, Santana e Walmir, sob a coordenação espiritual do Padre Antônio Garcia.


Nesses 15 anos da criação do retiro a Comissão de Obras conseguiu, graças ao dízimo, concluir todas as etapas contempladas no projeto arquitetônico desse complexo espiritual Casa de Retiro Santo Antônio, que são: refeitório com cozinha - com amplo espaço; uma casa para abrigar o caseiro; dois dormitórios (ala masculina e ala feminina) para 120 pessoas; um belíssimo Auditório com capacidade para 300 lugares - com confortáveis poltronas; e uma Capela à margem do bosque. No pavimento superior de um dos dormitórios, foram construídos cinco apartamentos suítes para abrigar os religiosos, uma ampla copa e cozinha, sala de estar, e duas salas destinadas à Secretaria e a Biblioteca. Com o empenho da Comissão e o avanço da tecnologia da informação você agora pode se conectar e acessar a Internet e o Celular.
Você está convidado a conhecer essa obra de Deus.


“RETIRO SANTO ANTÔNIO, UM SONHO QUE SE TORNOU REALIDADE GRAÇAS AO DÍZIMO”.


Por Marcelo.

Paróquia Bom Jesus dos Migrantes -
Arquidiocese de Brasília Quadra 04
Área Especial nº 02 Sobradinho -DF -
CEP: 73.025 - 040
Fone: (61) 3591 4684