O carisma de Schoenstatt

Jesus Cristo, é o Senhor da história, que prometeu estar com sua Igreja até o fim dos tempos, constantemente acompanhado com suas bênçãos, animando com sua vida, sua renovação e fecundidade para que seja luz e levedura do mundo.


Ele o faz de modo particular por meio de fundadores, que são personalidades chaves, eleitos por ele, a quem confere carismas, quer dizer, graças para o bem da Igreja, encarregando-lhes missões para que compartilhem com a comunidade que o Senhor congrega em torno deles.


Assim, por exemplo, presenteia a São Bento e aos beneditinos, o carisma da vida litúrgica e da santificação na vida comunitária, por meio da oração e do trabalho, “ora et labora”, ora e trabalha, é o lema).


A São Francisco de Assis e aos franciscanos, os presenteia o carisma da pobreza, a Santa Tereza de Ávila e as Carmelitas, o carisma da oração contemplativa, etc.


Todos estes carismas, como dizemos, são dons do Espírito Santo para a vida da Igreja, para seu fortalecimento e renovação constante.
Não são graças exclusivas ou excludentes do fundador e sua comunidade.
Ao contrario, são dons que brotam da mesma fonte de graças e que compartilham com todo o Povo de Deus, além do que, eles, como depositários especiais desse carisma, devem vivê-lo de forma clara, para assim irradiá-lo e transmiti-lo em benefício da Igreja. Constituem desta forma uma riqueza eclesial na diversidade de suas formas.


Neste contexto se inscreve o carisma que o Senhor quis dar ao nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich. Qual é este carisma? O que quis presentear o Senhor para a Igreja por meio do Pe. Kentenich e de sua fundação?


A diferença de outros fundadores, o carisma do P. Kentenich, dado à missão que o Senhor o conferiu ao interior da Igreja, possui diversas faces. Ele se sentiu chamado por Deus a questionar dentro da Igreja, em um tempo de mudança história globalizada, um novo tipo de homem e de comunidade cristã, uma nova forma de viver o Evangelho, como resposta aos desafios do tempo atual.


Os diversos aspectos do carisma do Pe. Kentenich que descreveremos, correspondem á gestação e aos traços próprios do “homem novo na nova comunidade” tal como o fundador visualizou este ideal, o encarnou e o proclamou.


Podemos dizer, neste contexto, que o carisma do Pe. Kentenich abrange as seguintes dimensões:


- A mentalidade orgânica
- O mariano,
- O providencialismo,
- O patrocentismo,
- A filialidade,
- O carisma pedagógico,
- E a consciência da missão.


Todas estas são facetas de um mesmo carisma, por isso, quando nos referimos a um aspecto determinado, sempre (implícita ou explicitamente) vão estar presentes as outras dimensões do carisma.


Fonte: Editora Pariz, disponível em: www.maeperegrina.com.br

Paróquia Bom Jesus dos Migrantes -
Arquidiocese de Brasília Quadra 04
Área Especial nº 02 Sobradinho -DF -
CEP: 73.025 - 040
Fone: (61) 3047-6546