Vivendas Serranas

O decreto de criação das duas quadras será publicado hoje, além da regularização de nove condomínios, a maioria na região de Sobradinho. Até o fim do mês, mais sete parcelamentos, todos no Setor Habitacional Tororó, deverão estar legalizados.


Helena Mader


O bairro mais nobre de Brasília vai crescer, com a criação de duas novas quadras. Será publicado na edição de hoje do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) o decreto de implantação das QL e QI 30 do Lago Sul. Juntas, as duas áreas têm 266 terrenos, que serão licitados pelo GDF. Também serão divulgados os decretos de regularização urbanística e ambiental de nove condomínios. São sete parcelamentos em Sobradinho e um no Setor Jardim Botânico, além do Villages Alvorada, que fica no Setor Dom Bosco e vai se transformar na QL 32 do Lago Sul. Os terrenos ainda terão que ser registrados em cartório para que o processo de legalização chegue ao fim.
Os decretos assinados ontem pelo governador Rogério Rosso vão beneficiar 15 mil pessoas. Dos nove condomínios, apenas o Villages Alvorada está em terras públicas. Depois da liberação do registro, a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) vai vender os terrenos diretamente aos ocupantes. Nos outros casos, os moradores não terão que pagar de novo, já que os parcelamentos estão em áreas particulares. A comunidade vai aguardar apenas a liberação das escrituras no cartório para poder ter a posse definitiva dos imóveis.
Além da regularização de nove parcelamentos, que era esperada com ansiedade pelos moradores dessas áreas, a criação das quadras do Lago Sul representa uma vitória para o GDF. Há mais de cinco anos o governo tentava delimitar e registrar os lotes das QL e QI 30 em cartório. Mas foi preciso aguardar a aprovação dos projetos do Condomínio Villages Alvorada, que também faz parte do Setor Dom Bosco, porque a legalização tem que ser feita por região habitacional.
Para evitar tentativas de grilagem na área, a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) instalou uma guarita no local, onde um vigilante permanece todos os dias. O diretor técnico e de fiscalização da Terracap, Luís Antônio Reis, explica que a licitação dos lotes das novas quadras do Lago Sul deve ser realizada no ano que vem: “Por conta dos prazos estabelecidos para o registro em cartório, não será possível realizar a licitação ainda em 2010, essa será uma missão para o próximo governo. De qualquer forma, o decreto de aprovação é uma medida importante para evitar novas tentativas de invasão”. O tamanho de cada lote a ser comercializado: 800 metros quadrados. Os valores ainda não estão fechados, mas, no Lago Sul, um terreno com essa área não sai por menos de R$ 600 mil.


Ordenamento


Com a aprovação dos projetos de nove condomínios, chega a 13 o número de parcelamentos regularizados neste ano. Na lista de hoje, estão os condomínios Lago Sul I, Jardim América, Jardim Ipanema, Meus Sonhos, Bianca, Vivendas Serrana, Villages Alvorada, Serra Azul e Alto da Boa Vista. O último já havia sido legalizado no ano passado, mas a emissão da escritura pelo cartório atrasou e os processos perderam a validade. Dessa vez, o GDF apenas republica o decreto

Paróquia Bom Jesus dos Migrantes -
Arquidiocese de Brasília Quadra 04
Área Especial nº 02 Sobradinho -DF -
CEP: 73.025 - 040
Fone: (61) 3591 4684